quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Antes de reclamar, corrija as 10 manias que destroem sua beleza

Antes de reclamar, corrija as 10 manias que destroem sua beleza

1. Espremer cravos e espinhas
Prejuízos: normalmente, você faz isso a qualquer hora e lugar, sem se preocupar com a higienização prévia da pele e muito menos das mãos e das unhas. Com isso, você contamina a pele com microorganismos que, em seguida, vão se transformar em novos cravos e espinhas, além de produzir marcas e manchas no rosto.

2. Dormir com maquiagem
Prejuízos: somada à poluição, a maquiagem tampa os poros e impede a eliminação da oleosidade natural (que escapa pelos poros). Com isso, vão se formando rolhas de sebo, que dão origem a cravos e espinhas. Além disso, o mau hábito causa o envelhecimento precoce pela falta de oxigenação.

3. Esquecer o filtro solar
Prejuízos: o envelhecimento precoce é o efeito mais sutil provocado pelo esquecimento do uso diário de proteção solar. O descaso ainda rende manchas da pele, acentua as marcas de expressão e deixa você exposto aos riscos de câncer de pele.

4. Roer as unhas
Prejuízos: o hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia e, além do desastre estético, expõe você a uma série de riscos. Isso porque, levando os dedos à boca, os microorganismos que se acumulam sob as unhas têm acesso ao seu organismo e podem provocar uma série de doenças, desde infecções até verminoses. Você ainda desgasta o esmalte dos dentes, deforma as unhas e, ao retirar a pele em volta delas, machuca os dedos e favorece infecções na região

5. Arrancar fios de cabelo (tricotilomania)
Prejuízos: a mania de arrancar os cabelos, na maioria das vezes, reflete um estado de tensão ou ansiedade. Há quem faça isso de vez em quando, enquanto outras pessoas, simplesmente, não conseguem ficar com as mãos livres sem levá-las à cabeça. Feridas e manchas calvas no couro cabeludo são conseqüências do problema.

6. Espremer os pêlos encravados
Prejuízos: manchas, marcas e inflamações na pele são os resultados da mania em espremer os pêlos que dão trabalhar para romper os poros e nascer.

7. Tomar banho quente demais
Prejuízos: a água muito quente remove a oleosidade natural da sua pele, causando ressecamento, acelerando envelhecimento e provocando alergias em quem tem tendência para o problema. Mesmo nos dias muito frios, regule a temperatura do chuveiro no morno.

8. Descascar o esmalte
Prejuízos: quando você raspa o esmalte, em vez de retirá-lo com removedor, acaba lixando a parte de cima das unhas, que enfraquecem. A camada de queratina eliminada faz com que elas se quebrem à toa e tenham mais dificuldade para crescer. Além disso, dependendo da força que você usa para raspar, as unhas passam a crescer com defeito (podem ser ranhuras ou uma espécie de baixo relevo, como se você tivesse prendido o dedo na porta)

9. Esquecer de cortar o cabelo a cada três meses
Prejuízos: o descuido não impede seu cabelo de crescer, como muita gente pensa. Acontece que, sem a manutenção, as pontas acabam muito ressecadas ou tornam-se duplas. Com isso, os fios quebram com mais facilidade e você fica com a impressão de que seu cabelo não cresce.

10. Passar chapinha com o cabelo molhado
Prejuízos: pranchar fios molhados acaba com a força deles. O cabelo começa a quebrar facilmente e ainda perde o brilho. O cheiro de queimado que sobe quando você faz isso já denuncia que algo está errado. Para eliminar o volume, passe antes o secador.

Nenhum comentário: